Considerada uma das maiores feiras do setor agro da América Latina, evento voltou a ser realizado de forma presencial após dois anos paralisado em razão da pandemia da Covid-19

 

Representante do setor produtivo e da região Sudoeste no Parlamento goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), participou nesta segunda-feira, 04, da abertura oficial da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe até a próxima sexta-feira, 08, um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser simbolicamente a capital do Estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos em função da pandemia de Covid-19 e retorna com a expectativa de recorde de público, superior a 100 mil pessoas.

 

Ao lado do governador Ronaldo Caiado; do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; do vice, Dannillo Pereira e de várias autoridades, o presidente da Alego destacou, em seu discurso, a força do agronegócio brasileiro, sobretudo, da região Sudoeste do estado. Segundo ele, Goiás caminha a passos largos para ocupar o primeiro lugar na produção mundial de grãos. "Hoje nós estamos disputando o segundo lugar na produção de grãos no mundo, estamos passando de R$ 30 milhões de toneladas por ano e isso é porque temos um estado de produtores fortes, corajosos, além de terras férteis e um clima favorável. Sem dúvidas, temos muito a crescer ainda", ressaltou Lissauer Vieira.

 

O parlamentar apontou ainda as principais dificuldades enfrentadas pelo setor agro, principalmente, no que tange à oferta de crédito rural e as taxas de juros praticadas no mercado. "Hoje é um momento de grande alegria por estarmos retomando esse grande evento após dois anos, mas também é momento de falarmos sobre algumas preocupações que o setor agro vem enfrentando. A oferta de crédito e as taxas de juros oferecidas aos nossos produtores precisam ser revistas. É humanamente impossível para o produtor pagar taxas de juros tão altas e conseguir rentabilidade. Essa questão precisa ser colocada à mesa", salientou.

 

Também presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Chico KGL evidenciou a importância da feira para Rio Verde e para todo o Sudoeste goiano. "Nós estamos felizes e com boas expectativas para essa grande feira, que estava parada há dois anos e que está começando hoje. Nós temos aqui expositores nacionais, internacionais, além dos nossos produtores, que é quem produz e coloca alimentos na mesa de cada brasileiro. Com certeza, será um momento de bons negócios para Rio Verde, para a nossa região Sudoeste e para todo o estado de Goiás", disse o parlamentar.

 

Da mesma forma, o prefeito Paulo do Vale enalteceu a realização do evento que, segundo ele, trata-se da "melhor feira da América Latina". "É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina e isso nos deixa extremamente orgulhosos e com a certeza de que estamos no caminho certo", reforçou.

 

Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a força de Rio Verde no setor agro e o pioneirismo do município por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

 

"A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra. Temos o que tem de melhor no mundo no quesito tecnologia voltada para o agronegócio", afirmou.

 

Tecnoshow 2022

 

Nesta edição, a Tecnoshow Comigo tem como tema "Produtores alimentam cidades" e contará até o próximo dia 08 com debates sobre pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, produção de grãos, mercado global de proteína animal, infraestrutura e logística. Líder em faturamento no Brasil, tendo movimentado em sua última edição, em 2019, mais de R$ 3,4 bilhões, a feira terá ainda atividades como palestras, apresentação de novidades do mercado, reuniões, dinâmicas, além de exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). Os visitantes poderão aproveitar 65 hectares de espaço, com 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais.

 

Também participaram da abertura da feira a primeira-dama, Gracinha Caiado; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; os deputados estaduais, Paulo Trabalho; Karlos Cabral e Amauri Ribeiro; deputado federal, Delegado Waldir; ex-deputado federal, Daniel Vilela, presidente da Comigo, Antônio Chavaglia; presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; além de secretários de Estado e presidentes de autarquias; vereadores, empresários, produtores rurais, lideranças regionais e embaixadores de diversos países.

 

Fotos: Ruber Couto

Deixe seu Comentário