Para comemorar a iniciativa, a Câmara Municipal entregou à família do saudoso maestro uma cópia da Lei Nº 7.293 / 2022, de autoria do vereador Zé Henrique, a qual denomina a Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde com o nome de Jurandyr Mendes dos Santos. A Lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores nas sessões de setembro deste ano.

A homenagem foi feita na segunda-feira (24), às 19h, momentos antes da abertura das sessões ordinárias do mês de outubro.  Na oportunidade, os dois filhos do maestro, Cosme Mendes dos Santos e Altevir Mendes dos Santos receberam uma cópia da referida Lei.

Considerada patrimônio histórico e cultural da cidade, a Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros foi criada em 2001, pelo então prefeito Paulo Roberto Cunha. Desde então, a Orquestra é reconhecida nacionalmente por levar o nome de Rio Verde e da música sertaneja raiz por todo o País. Clássicos como “Moreninha Linda” e “Canarinho Prisioneiro” fazem parte do variado repertório da Orquestra.

JURANDYR MENDES DOS SANTOS

Natural de Quirinópolis/GO, Jurandyr nasceu em 14 de fevereiro de 1952, filho de Augusto Furtado Mendes e Albertina Pereira dos Santos. Era casado com Hilda Pereira dos Santos, que faleceu em 26/10/1997. Com ela teve os filhos Cosme Mendes dos Santos e Altevir Mendes dos Santos. Anos mais tarde casou-se com Luzia Machado da Silva, que foi sua companheira até seu falecimento, no dia 07/04/2022, aos 70 anos de idade. Por 52 anos de sua vida prestou serviço a Banda Municipal e Orquestra de Violeiros de Rio Verde.

No mandato do prefeito Paulo do Vale, Jurandyr foi convidado para ser um dos regentes da orquestra. Ali, exerceu com maestria a regência até seu falecimento, ou seja, partiu fazendo o que gostava. Jurandyr era cadastrado na OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), foi cantor, compositor, músico e maestro. Era muito querido por todos os componentes da Orquestra e, por meio dessa homenagem, seu nome ficará perpetuado na memória de todos os rio-verdenses.