
Com entrega antes do prazo
previsto, plataforma deve gerar 1,8 mil postos de trabalho e será um grande hub
logístico do estado. De acordo com o presidente da Alego, o investimento vai
transformar a realidade econômica de da região Sudoeste
Representante
do Sudoeste goiano e forte defensor do setor produtivo na Casa de Leis, o
presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB),
acompanhou na tarde da terça-feira, 27, a inauguração do Terminal Intermodal da
Ferrovia Norte-Sul, construído pela Rumo Logística, em Rio Verde. Ao lado do
governador Ronaldo Caiado, do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de
Freitas, do prefeito Paulo do Vale, deputados estaduais, federais e demais
autoridades, o chefe do Poder Legislativo destacou a importância da plataforma
para o fortalecimento econômico do estado, bem como para a ampliação da
competitividade e a geração de emprego e renda. Segundo ele, um "marco
histórico" para o município e, especialmente, para o agronegócio goiano.
"Hoje
é um dia histórico para a nossa querida Rio Verde, que ganha esse importante e
moderno complexo intermodal. Com toda certeza, uma obra que vai marcar o
desenvolvimento econômico de Goiás e contribuir muito para a geração de emprego
e renda para toda a nossa população. Todos esses investimentos são frutos das
parcerias firmadas pela prefeitura municipal junto ao governo do estado e
também ao Governo Federal, que muito tem feito pelo nosso país, especialmente,
na área da infraestrutura. Quando se tem projetos bons e respeito com o
dinheiro público, a iniciativa privada acredita, investe, fazendo o Brasil girar
e crescer", ressaltou Lissauer.
Por sua
vez, o governador Ronaldo Caiado salientou, durante o seu discurso, que, ao
contrário do que era nas gestões anteriores, hoje a ferrovia Norte-Sul é uma
realidade e motivo de orgulho para todo o estado. De acordo com ele, o complexo
possibilitará que Goiás amplie as suas oportunidades de negócios em diversos
setores da economia. "Antigamente a ferrovia Norte-Sul era motivo de
escândalo e corrupção. Hoje, é uma realidade. Essa ferrovia é a coluna
vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva de competir com os Estados
litorâneos", pontuou.
Já o
prefeito Paulo do Vale ressaltou que a inauguração do Terminal Intermodal
contribuirá para o aprimoramento da logística de tudo o que é produzido na
região, além de reduzir custos da cadeia de produção. "Rio Verde dá mais
um salto para o progresso e desenvolvimento de Goiás e do Brasil. Tudo o que é
produzido aqui, a partir de hoje, chegará mais rápido ao seu destino final,
tornando o custo mais barato ao produtor e, por fim, ao consumidor. Essa
plataforma não é mais um sonho, é uma realidade que estamos vendo aqui
hoje", frisou.
O ministro
Tarcísio Freitas também reforçou, em sua fala, os benefícios e vantagens que o
complexo viabilizará para o setor produtivo, sobretudo, no agronegócio. "É
competitividade. O produtor terá mais ofertas de transporte e vai operar de
forma mais barata. Essa diferença de valor vai se transformar em investimento
na produção. E aí é que o Brasil que vai crescer. Goiás vai dar um salto em
termos de infraestrutura, que será de altíssimo nível, compatível com a
grandeza do seu agronegócio e agroindústria", projetou o ministro.
Também
participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo
Pereira; os deputados federais José Mário Schreiner e Major Vitor Hugo; o
senador Luiz do Carmo; os deputados estaduais Chico KGL e Eduardo Prado; o
diretor-presidente da Rumo S.A., João Alberto Abreu; além de outras
autoridades.
Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul
Com
capacidade de transporte de 11 milhões de toneladas por ano e com movimentação
de cerca de 1.200 caminhões por dia, o Terminal Intermodal da Rumo Logística,
que teve suas obras iniciadas em janeiro deste ano e foi entregue antes do
prazo estabelecido em contrato, será um grande hub logístico do estado, com
atendimento a diferentes cadeias produtivas. Ao todo, o novo terminal deve
gerar aproximadamente 1.800 empregos diretos quando estiver em plena capacidade
de operação.
O
investimento na edificação da estrutura foi de R$ 400 milhões, considerando a
instalação completa da infraestrutura e do terminal de grãos, sendo que R$ 185
milhões foram recursos de empréstimo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste
(FCO). A plataforma é a maior nos quase 1,5 mil quilômetros do trecho entre
Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP) e, segundo a Rumo, somente para a
sua construção, foram gerados 1,6 mil empregos.
Rumo Logística
Responsável
pelo transporte de 26% do volume de grãos exportados pelo Brasil e presente em
80% das regiões exportadoras do país, a Rumo Logística S.A opera atualmente 12
terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil
quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São
Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base
de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.
Em março de
2019 a operadora arrematou, em leilão, os tramos central e sul da ferrovia
Norte-Sul, que englobam um longo trajeto da via com cerca de 1.537 km de
extensão. A primeira composição da Rumo recém-chegada em Rio Verde, conta com
120 vagões e fará o embarque de grãos no terminal multimodal inaugurado nesta
terça-feira com destino ao Porto de Santos.
Centro-Oeste Export 2021
Ainda nesta
terça-feira, 27, em Rio Verde, o presidente Lissauer Vieira também participou
da programação do Centro-Oeste Export - Fórum Regional de Logística e
Infraestrutura Portuária. Realizado pelo Brasil Export, o evento, que teve
início no domingo, 25, debateu temas como multimodalidade, oportunidades de
investimento na região, clusters logísticos e a verticalização do agronegócio.
De acordo com o parlamentar, uma excelente oportunidade para discutir os
principais desafios do setor de logística.
"A
realização do Fórum Regional em Rio Verde possibilitou debates extremamente
positivos e pertinentes sobre os principais gargalos do nosso setor produtivo,
de logística e infraestrutura do Sudoeste goiano e de toda a região
Centro-Oeste, além de contribuir também para a construção de um ambiente de
negócios cada vez melhor para o nosso estado e, especialmente, para o
agronegócio goiano", avaliou Lissauer.